fbpx

Liquidez de times: tudo que você precisa saber

liderança
Conhecendo os níveis de liderança corporativa
28 de setembro de 2020

Liquidez de times: tudo que você precisa saber

liquidez de times

Como perder um jogo de futebol

O seu time preferido está ganhando um jogo importante. De repente, aquele seu lateral direito faz uma falta feia no meio de campo habilidoso do time adversário. Ele já tem um cartão amarelo, infelizmente, e o juiz dá um segundo amarelo para ele. Ferrou. O seu lateral foi expulso e o seu técnico não trouxe outro lateral substituto. Para piorar, ninguém no seu time sabe jogar naquela posição. Afinal, ser um lateral exige que o jogador corra como nenhum outro.
A situação é drástica e o seu técnico coloca um volante no seu time tirando o centroavante do seu time. Infelizmente, o seu defensor é apenas um botineiro. Ele não tem velocidade e toma bola nas costas com frequência. Dez minutos depois, o time adversário faz dois gols explorando a vulnerabilidade do seu time.
O seu time não tinha liquidez na posição de lateral.

A triste história de Policarpo Quaresma

Dos gramados do futebol para uma famosa empresa Brasileira cujo nome vou omitir. Era um time com 6 pessoas, altamente gabaritadas e treinadas nas suas especialidades do ERP. O gerente (que vou apelidar aqui de Policarpo Quaresma) foi educado nas escolas da eficiência de recursos de uma famosa escola de gestão americana. Ele desenhou o sistema tático do seu time para uma alta especialização. Além disso, cada pessoa dominava de um módulo desse ERP com profundidade.
Nove meses depois, ele tinha maximizado a eficiência de recursos. E a performance máxima era mascarada com comando e controle, horas extras e plantão com nome e sobrenome. Tudo parecia perfeito, até o dia uma das suas pessoas pediu contas por não mais suportar as horas extras e plantões. Além disso, a eficiência extrema, suposta arma gerencial, se mostrou uma vulnerabilidade extrema.
Muito nervoso, o nosso conhecido gestor tentou fazer uma contra-proposta. Não funcionou. Ele precisou contratar uma consultoria super cara da famoso fornecedor de ERP de três letras da Alemanha. O custo explodiu. A pressão também. Além disso, nos três meses seguintes esse gestor perdeu duas pessoas. Finalmente, o diretor demitiu esse gerente.

Triste fim de Policarpo Quaresma.

Liquidez de Times
Um time com boa liquidez é um time onde o trabalho pode ser realizado por mais de uma pessoa. Idealmente, três ou ainda mais pessoas. É um time onde você não depende de heroísmo para que as coisas aconteçam.
A liquidez de times é um atributo importante para minimizar atrasos e manter um fluxo regular. O padrão de liquidez do time  fornece uma vantagem quando há demanda por qualquer tipo de item de trabalho específico. Além disso, pode haver recursos e disponibilidade limitados para habilidades especializadas e um especialista não pode ser incorporado em cada equipe de serviço individual.
Além disso, o padrão de liquidez do pool de mão de obra ajuda a melhorar a utilização percentual da equipe nos momentos em que poderiam ser subutilizados devido a uma diminuição na demanda pelo tipo de trabalho que sua equipe presta.

Liquidez baixa aumenta o WIP e te torna frágil

Em um ambiente complemente heterogêneo de habilidades e experiências, associar o trabalhador certo a um trabalho adequado significa que mais trabalho deve estar no sistema. Além disso, quanto mais heterogeneidade no sistema de causa comum, mais WIP é necessário, portanto, mais tempo de espera na fila.
Você precisa evitar transferências, dependências na arquitetura, validações regulatórias e pontos de verificação. Além disso,  precisa evitar áreas de trabalho em que a utilidade marginal de especialistas altamente talentosos. Seja a diferença entre ganhar ou perder, ou a diferença entre estar lucrativamente em um negócio ou não estar nele.

Aumento da Liquidez

Sub-seção: Carreiras em T
A ideia aqui é melhorar a liquidez no seu time. Se você tem apenas especialistas, você está sujeito a riscos quando aquela pessoa não estiver mais ali (ex. afastamento, problema de saúde, urgências ou saída da empresa).
Forme “especialistas generalistas” que se aprofundam em uma área, mas também se desdobram em outras áreas. Ou desenvolva novas competências de um especialista de forma que ele domine também outros assuntos. O efeito global é um time com mais liquidez no trabalho e performance superior.
 Trabalho Pareado
Invista no trabalho pareado em alguns momentos do seu dia. O que parece ser um custo extra se mostra uma redundância necessária no seu sistema de trabalho
Além disso,  invista em criar um sistema Kanban que aumente a liquidez por desenho do sistema tático. Um bom sistema Kanban tem os seguintes elementos de desenho:
  • Pontos de compromisso
  • Orientação por serviço
  • Modelagem de classes de serviço (urgentes, normal, data fixa…)
  • Modelagem de tipos de trabalho
  • Políticas de pareamento e aumento da liquidez
  • Métricas acionáveis
Isso irá, simultaneamente, aumentar a vazão do seu trabalho e criar um ambiente mais robusto a estresses do seu ambiente e mercado.

Copiando a mãe natureza – Liquidez

Imprevistos irão ocorrer. Pessoas podem deixar a sua empresa a qualquer momento. Sistemas podem falhar. Eventos ruins podem acontecer a qualquer momento. Além disso, você deve estar preparado para isso copiando o desenho de sistemas da natureza, que são desenhados para terem redundâncias.
Aumentar a liquidez aumenta a sua performance econômica em longo prazo e irá torná-lo mais apto para o propósito a sustentar o seu negócio.