Treinamentos

Nossos treinamentos auxiliam você e seu time a entender como implementar uma gestão moderna em seus projetos. Confira nossos treinamentos!

Nossos facilitadores utilizam métodos de ensino dinâmicos, interativos, descontraídos e práticos. Os participantes são estimulados a se expressarem ativamente durante os workshops, de forma a criar um ambiente de conexão entre todos.

Além disso, disponibilizamos materiais impressos e digitais de altíssima qualidade, construídos e revisados por consultores que vivem o dia a dia das empresas e entendem na pele suas necessidades. Com esses materiais você conseguirá implementar de forma imediata as práticas aprendidas nos treinamentos.


 

Calendário de Eventos Arkhi

De Meetups gratuitos a treinamentos com certificação, o calendário Arkhi tem eventos que atendem os interesses mais variados. Venha mudar seu mindset!


 

Nossos treinamentos

Management 3.0

CERTIFICADO OFICIAL DO MANAGEMENT 3.0

O Workshop Management 3.0 abrange de forma balanceada a gestão ágil teórica e prática, com o foco em ferramentas simples que você poderá implementar em sua empresa imediatamente. Durante o workshop, você aprenderá a exercer um tipo moderno de gestão e liderança em ambientes variados e complexos.

A organização do workshop foi pensada para que você se sinta encorajado a interagir com os colegas, discutir desafios comuns e aprender como implementar práticas que ajudarão a florescer o melhor dos times! Junte-se a dezenas de milhares de participantes em todo o mundo que trabalham juntos para mudar o futuro do trabalho!

 
 
 

 

Team Kanban Practitioner

CERTIFICADO OFICIAL DO KANBAN UNIVERSITY

Quer maior transparência e colaboração? O treinamento de Team Kanban Practitioner (TKP) é um ótimo lugar para começar. Participe deste workshop introdutório de um dia e conquiste o certificado TKP oficial!

Você aprenderá o básico do Kanban, incluindo aprender a desenhar e implementar um quadro kanban de tarefas para seu time. Além disso, você aprenderá a visualizar diferentes tipos de trabalho e seu risco asssociado.

 
 

 

Kanban System Design

CERTIFICADO OFICIAL DO KANBAN UNIVERSITY

Quer ser mais rápido(a), mais previsível e mais responsivo(a)? Então venha aprender sobre o Método Kanban e os conceitos de fluxo, sistema puxado e melhoria colaborativa.

Neste treinamento de dois dias você participará de uma simulação Kanban, além de realizar exercícios interativos para desenhar um sistema Kanban real.

Este treinamento é o primeiro módulo da trilha do "Kanban Management Professional". Para conseguir o certificado de KMP é necessário concluir os dois módulos: Kanban System Design e Kanban Management Professional.

 

 

Kanban Management Professional

CERTIFICADO OFICIAL DO KANBAN UNIVERSITY

"Qual a melhor forma de gerenciar meu sistema Kanban no dia-a-dia?"

Para conseguir responder esta pergunta e obter a certificação oficial de Kanban Management Professional, oferecemos o segundo módulo da trilha KMP. Esta aula foca no desenrolar e na operação diária de um sistema Kanban. Nela, mostramos como gerenciar e evoluir uma iniciativa Kanban ao longo do tempo e sem trauma. Você aprenderá a melhorar a agilidade com comprometimento assimétrico e cadências. Nessa aula também te explicaremos as reuniões recomendadas, como lidar com métricas e como estabelecer políticas.

 

 

Fundamentos de DevOps

CERTIFICADO OFICIAL DO DEVOPS INSTITUTE

O curso da Fundação DevOps fornece um entendimento básico da terminologia chave do DevOps para garantir que todos estejam falando o mesmo idioma e destaca os benefícios do DevOps para apoiar o sucesso organizacional.

O curso inclui as mais recentes idéias, princípios e práticas da comunidade DevOps, incluindo estudos de caso do mundo real de organizações de alto desempenho, como ING Bank, Ticketmaster, Capital One, Alaska Air, Target, Fannie Mae, Societe Generale e Disney que envolvem e inspiram alunos, aproveitando exercícios multimídia e interativos que dão vida à experiência de aprendizado, incluindo as Três Maneiras, destacadas no Projeto Phoenix por Gene Kim, e as mais recentes dos relatórios de Upskilling do State of DevOps e do DevOps Institute.

Os alunos entenderão o DevOps, o movimento cultural e profissional que enfatiza a comunicação, colaboração, integração e automação para melhorar o fluxo de trabalho entre desenvolvedores de software e profissionais de operações de TI.

O curso foi desenvolvido para um público amplo, permitindo que os profissionais adquiram uma compreensão dos microsserviços e contêineres. As pessoas do lado técnico obterão um entendimento sobre o valor comercial do DevOps para reduzir o custo (15-25% de redução geral no custo de TI) com maior qualidade (redução de 50-70% na taxa de falha de alteração) e agilidade (até 90% redução no tempo de fornecimento e implantação) para apoiar os objetivos de negócios em apoio a iniciativas de transformação digital.

Essa certificação posiciona os alunos para concluir com êxito o exame da DevOps Foundation.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do DevOps Foundation incluem um entendimento de:

• Objetivos e vocabulário do DevOps;

• Benefícios para os negócios e TI;

• Princípios e práticas, incluindo integração contínua, entrega contínua, testes, segurança e as três maneiras;

• Relacionamento do DevOps com Agile, Lean e ITSM;

• Fluxos de trabalho, comunicação e feedback aprimorados;

• Práticas de automação, incluindo pipelines de implantação e cadeias de ferramentas DevOps;

• Escalando DevOps para a empresa;

• Fatores críticos de sucesso e indicadores-chave de desempenho;

• Exemplos e resultados da vida real.


 

Arquitetura de Entrega Contínua

CERTIFICADO OFICIAL DO DEVOPS INSTITUTE

Este curso foi desenvolvido para participantes envolvidos no design, implementação e gerenciamento de pipelines e cadeias de ferramentas de implantação do DevOps que oferecem suporte à integração contínua, entrega contínua, teste contínuo e implantação potencialmente contínua. O curso destaca os processos, métricas, APls e considerações culturais subjacentes à Entrega Contínua.

Os principais benefícios da Entrega Contínua serão cobertos, incluindo maior velocidade para ajudar as organizações a responderem rapidamente às mudanças do mercado, sendo capazes de superar a concorrência, reduzir os riscos e diminuir os custos, ao mesmo tempo em que lançam soluções de maior qualidade. Maior produtividade e moral dos funcionários, tendo mais atividades executadas por dutos em vez de humanos, para que as equipes possam se concentrar na visão enquanto os dutos executam.

Com base nos princípios e práticas destacados em livros mais vendidos, como “Entrega Contínua”, “Acelere: A Ciência do Software Lean e DevOps: Construindo e Escalando Organizações de Tecnologia de Alto Desempenho” e mais escritas por líderes de pensamento no movimento DevOps o curso Continuous Delivery Architecture fornece aos profissionais de TI as competências amplas necessárias para arquitetar e orquestrar pipelines de implantação automatizada eficazes e eficientes.

Essa certificação posiciona os alunos para concluir com êxito o exame do Continuous Delivery Architect.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do CDA incluem um entendimento prático de:

• Metas, histórico, terminologia e pipeline;

• A importância, práticas e transformação de uma cultura colaborativa do DevOps;

• Práticas de design, como design modular e microsserviços;

• Integração Contínua (Cl), como controle de versão, compilações e correção;

• Princípios e melhores práticas de Teste Contínuo (CT);

• Entrega e implantação contínuas (CD): embalagem, contêineres e liberação;

• Monitoramento contínuo (CM): infraestrutura, processo e aplicativos de monitoramento e análise;

• Infraestrutura e ferramentas: estruturas, ferramentas e infraestrutura como código;

• Garantia de segurança: DevSecOps;

• A oportunidade de ouvir e compartilhar cenários da vida real.


 

Liderança Técnica DevOps

CERTIFICADO OFICIAL DO DEVOPS INSTITUTE

O curso de Liderança Técnica do DevOps é uma experiência prática única para os participantes que desejam adotar uma abordagem de liderança transformacional e causar impacto em sua organização implementando o DevOps. Liderar pessoas na evolução do DevOps requer novas habilidades, ferramentas, pensamento inovador e liderança transformacional. Os líderes em toda a organização devem alinhar e colaborar para quebrar silos e evoluir a organização.

O curso destaca a dinâmica humana da mudança cultural e equipa os participantes com práticas, métodos e ferramentas para envolver as pessoas em todo o espectro do DevOps através do uso de cenários da vida real e estudos de caso. Após a conclusão do curso, os participantes terão sugestões tangíveis para aproveitar ao voltar ao escritório, como entender o Mapeamento do fluxo de valor.

O curso foi desenvolvido aproveitando as principais fontes de liderança do DevOps para extrair as melhores práticas da vida real nas principais iniciativas de DevOps e foi projetado para ensinar as principais diferenças e práticas emergentes para as formas de trabalhar com a liderança do DevOps em um ambiente de DevOps e Agile em ritmo acelerado.

Essa certificação posiciona os alunos para concluir com êxito o exame DevOps Leader.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado da DOL incluem um entendimento prático de:

• DevOps e criação de valor;

• Mentalidade e modelos mentais do DevOps;

• Principais diferenças entre a TI do DevOps e a TI tradicional;

• Modelos operacionais de destino e design organizacional;

• Gerenciamento de desempenho, recompensas e motivação;

• Preparando casos de investimento;

• Foco nos resultados de valor;

• Ideias para organizar fluxos de trabalho;

• Empoderamento e participação;

• Definindo métricas significativas;

• Mapeamento do fluxo de valor.


 

Engenharia de Testes DevOps (DTE)

CERTIFICADO OFICIAL DO DEVOPS INSTITUTE

Este curso abrangente aborda os testes em um ambiente DevOps e abrange conceitos como o uso ativo da automação de testes, testes no início do ciclo de desenvolvimento e como incorporar habilidades de teste em desenvolvedores, garantia de qualidade, segurança e equipes operacionais.

O curso é relevante para todos os profissionais de TI modernos envolvidos na definição ou implantação de uma estratégia de teste do DevOps para sua organização, pois a engenharia de teste é a espinha dorsal do DevOps e a chave principal do pipeline de DevOps bem-sucedido para suportar a transformação digital.

Essa certificação posiciona os alunos para concluir com êxito o exame DevOps Test Engineering.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do DTE incluem um entendimento prático de:

• A finalidade, benefícios, conceitos e vocabulário do teste do DevOps;

• Como o teste do DevOps difere de outros tipos de teste;

• Estratégias de teste do DevOps, gerenciamento de teste e análise de resultados;

• Estratégias para selecionar ferramentas de teste e implementar a automação de testes;

• Integração do teste do DevOps nos fluxos de trabalho de Integração Contínua e Entrega Contínua;

• Como os testadores do DevOps se ajustam à cultura, organização e funções do DevOps.


 

Fundamentos de SRE

CERTIFICADO OFICIAL DO DEVOPS INSTITUTE

O curso da Fundação SRE (Site Reliability Engineering) é uma introdução aos princípios e práticas que permitem que uma organização dimensione serviços críticos de maneira confiável e econômica. A introdução de uma dimensão de confiabilidade do site requer realinhamento organizacional, um novo foco em engenharia e automação e a adoção de uma série de novos paradigmas de trabalho.

O curso destaca a evolução da SRE e sua direção futura e equipa os participantes com práticas, métodos e ferramentas para envolver as pessoas da organização envolvidas na confiabilidade e estabilidade evidenciadas pelo uso de cenários da vida real e histórias de casos. Após a conclusão do curso, os participantes terão sugestões tangíveis para aproveitar quando voltarem ao escritório, como entendimento, definição e rastreamento dos Objetivos de Nível de Serviço (SLO's).

O curso foi desenvolvido aproveitando as principais fontes de SRE, interagindo com líderes de pensamento no espaço de SRE e trabalhando com organizações que adotam o SRE para extrair as melhores práticas da vida real e foi projetado para ensinar os principais princípios e práticas necessários para iniciar a adoção do SRE.

Este curso posiciona os alunos para concluir com êxito o exame de certificação da Fundação SRE.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso da Fundação SRE incluem uma compreensão prática de:

• A história da SRE e seu surgimento no Google;

• A inter-relação do SRE com o DevOps e outras estruturas populares;

• Os princípios subjacentes à SRE;

• Objetivos de nível de serviço (SLO's) e seu foco no usuário;

• Indicadores de nível de serviço (SLI's) e o cenário moderno de monitoramento;

• Orçamentos de erro e políticas de orçamento de erro associadas;

• Trabalho e seu efeito na produtividade de uma organização;

• Algumas etapas práticas que podem ajudar a eliminar a labuta;

• Observabilidade como algo para indicar a saúde de um serviço;

• Ferramentas SRE, técnicas de automação e a importância da segurança;

• Anti-fragilidade, nossa abordagem para falhas e testes de falhas;

• O impacto organizacional que a introdução da SRE traz.


 

Disciplined Agile

CERTIFICADO OFICIAL DO PMI

Transformação ágil é difícil porque a mudança cultural é difícil. Não é um problema que precisa ser resolvido, mas uma série de centenas de decisões que afetam muitas pessoas durante um longo período de tempo que afeta relacionamentos, processos e até mesmo o estado de espírito daqueles que trabalham dentro da mudança.

Disciplined Agile (DA) é único porque é baseado em empirismo, dados da indústria e adoção de práticas comprovadas. O resultado é uma enorme riqueza de informações estruturadas que permitem mapear seus desafios em uma estrutura de árvore de estratégias comprovadas que diversas outras pessoas descobriram para trabalhar na prática. Com efeito, você pode aplicar o ágil disciplinado para identificar melhorias de processo que reflitam as situações reais enfrentadas por suas equipes.

Este workshop se concentra em como aplicar o ágil disciplinado para fornecer soluções ágeis sofisticadas. Baseia-se nas práticas comprovadas existentes de métodos ágeis como Scrum, Extreme Programming (XP), Desenvolvimento de software Lean, Unified Process e Agile Modeling para incluir outros aspectos necessários para o sucesso em configurações em classe empresarial. Preenchendo as lacunas deixadas pelos métodos mainstream, o ágil disciplinado fornece orientação sobre como planejar e impulsionar efetivamente projetos complexos, bem como aplicar uma abordagem de ciclo de vida completo, com marcos de peso leve, métricas eficazes e governança ágil.

Este workshop não é técnico e é adequado para todos os membros da equipe. Exercícios em grupo reforçam os princípios aprendidos. O workshop é valioso para qualquer pessoa que queira entender como a entrega ágil de soluções funciona de ponta a ponta ou para qualquer pessoa que precise mudar de abordagens tradicionais para ágil, principalmente em ambientes corporativos.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso de Disciplined Agile incluem:

• Descobrir como a entrega de soluções funciona com ágil em configurações de classe empresarial ;

• Aprender como evitar erros de iniciante começando com um ciclo de vida de entrega completo;

• Entender como todos os aspectos da entrega de software - arquitetura, design, teste, programação, liderança , garantia de qualidade, administração de dados se reúnem em um todo coeso;

• Descobrir como adaptar seu processo ágil para refletir a situação real em que você se encontra;

• Aprender como as pessoas em funções tradicionais podem se transformar em uma equipe ágil.


 

Kanban Day

CERTIFICADO ARKHI

O método Kanban é uma abordagem de gerenciamento de fluxo que busca reduzir o trabalho em progresso, reduzir tempos de ciclo, aumentar a vazão do trabalho, promover colaboração e engajamento.

Nesse treinamento você irá conhecer como o método Kanban funciona na prática e como ele pode ser aplicado na realidade da sua organização, apresentando seus princípios e práticas.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do Kanban Day incluem:

• Entender casos reais – Melhorias na prática;

• Aprender sobre modelagem de Fluxos de Valor;

• Entender sistemas de fluxo;

• Entender o conceito de F4P (Fit for Purpose) e Engenharia de Valor;

• Entender o custo do atraso (Cost of Delay);

• Aprender sobre métricas acionáveis: Lead Time, Eficiência de Fluxo,

• Entender o conceito de vazão;

• Identificar e reduzir os impactos de fila;

• Entender quadros kanban;

• Entender o que é trabalho puxado;

• Entender como limitar do trabalho do progresso (WIP);

• Entender políticas;

• Aprender sobre gestão de fluxo;

• Reconhecer a importância de ciclos de Feedback;

• Descobrir as cadências Kanban (Ritos);

• Entender o modelo de maturidade Kanban (KMM).


 

OKR (Objectives & Key Results)

CERTIFICADO ARKHI

Uma definição de metas moderna envolve a criação de um propósito organizacional como restrição em uma rede auto-organizada repleta de colaboração e alguma competição. Equipes e departamentos podem estar alinhados e em conflito umas com as outros, e podem alcançar compromissos através da interação dentro do sistema de restrições de uma organização. Para auxiliá-lo na definição destas metas a Arkhi te convida para conhecer o OKR, um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso de OKR incluem:

• Entender OKR - Conceitos e Histórico;

• Aprender com casos reais como, por exemplo: Caso real Google, Casos reais no Brasil;

• Entender as aplicações Práticas do OKR;

• Entender: OKR versus BSC; OKR versus BHAG; OKR Versus SMART;

• Aprender sobre o ciclo de Vida OKR;

• Aprender como estruturar objetivos;

• Aprender como estruturar resultados chave;

• Entender a diferença: métricas de vaidade versus métricas acionáveis;

• Entender as 12 práticas para criar métricas acionáveis;

• Aprender como criar e estruturar uma sessão OKR 360;

• Entender OKR e Remunerações Financeiras;

• Entender como fazer acompanhamento de OKR;

• Aprender a técnica CFR para avaliação de progresso (Conversations, Feedback and Recognition);

• Obter guias práticos para adoção do OKR na sua empresa (Templates de trabalho).


 

Pensamento Visual

CERTIFICADO ARKHI

Um dia para explorar habilidades ligadas ao Pensamento Visual. Neste workshop você irá aprender a anotar conteúdos e informações através de esquemas fáceis e claros. Além disso, irá treinar a capacidade de escuta e de síntese por meio da associação de imagens e textos.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso de Pensamento Visual incluem:

• Entender o básico de Pensamento Visual;

• Como desenvolver uma nova forma de pensar;

• Ampliar sua capacidade de escuta;

• Desenvolver a sua capacidade de síntese;

• Apresentar as ferramentas visuais básicas;

• Entender desenhos, ícones e representações visuais;

• Obter tipos e uso de templates;

• Exercitar de forma prática para cada tema abordado.


 

Comunicação Não Violenta

CERTIFICADO ARKHI

Mas o que é comunicação não violenta?

Estruturada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, a CNV é uma técnica baseada no desenvolvimento de estratégias de linguagem e comunicação visando fortalecer e harmonizar as relações interpessoais. Possui como fundamentos a empatia, escuta ativa e diálogo.

Este treinamento visa estimular conversas e diálogos mais abertos, sinceros e produtivos, buscando apoiar a cooperação, compaixão e, principalmente à empatia entre as pessoas, facilitando assim, o processo de resolução de conflitos.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso de Comunicação Não Violenta incluem:

• Aprimorar trabalho em equipe, eficiência e moral;

• Construir um ambiente de colaboração e cooperação.

• Aumentar a consciência sobre a importância das conexões interpessoais verdadeiras e humanas;

• Conhecer os princípios, componentes e passos para uma comunicação eficaz e empática;

• Despertar para o ouvir além as palavras ditas;

• Olhar para o agir com autenticidade e transparência nas relações, sem magoar ou afastar os outros;

• Perceber e usar seus próprios sentimentos e necessidades a favor de melhores relações;

• Ressignificar e fortalecer vínculos e relações; 

• Conhecer formas de pedidos mais assertivos;

• Conhecer e praticar a empatia (principalmente a escuta empática);

• Aumentara probabilidade de conexão verdadeira com o outro, se relacionando de forma natural (e não habitual), a partir das necessidades humanas universais; 

• Aumentara consciência de nossa percepção dos fatos para transformar conflitos em colaboração;

• Desenvolver segurança e caminhos possíveis para conversas difíceis.


 

Product Owner

CERTIFICADO ARKHI

O mercado demanda Analistas de Negócio que entendam e formulem oportunidades e problemas de negócio para apoiar o desenvolvimento de soluções corporativas. Para atender essa necessidade, a Arkhi apresenta a formação Product Owner voltada para ambientes corporativos.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso de Product Owner incluem:

• Entender com clareza o papel do(a) PO dentro da organização e como ele(a) pode agregar valor à organização de forma significativa;

• Ser habilitado(a) como PO a analisar necessidades de forma abrangente, com o foco no negócio, como um todo, para gerar resultados organizacionais.

• Ser habilitado(a) como PO a usar técnicas ágeis de gestão para que sejam capazes de gerenciar o progresso dos itens do seu backlog ao ponto de estarem aptos a entrarem no fluxo de desenvolvimento de soluções.


 

Product Manager

CERTIFICADO ARKHI

Nesse workshop você entenderá o que é ser um Product Manager, conhecendo o escopo desse papel, as características desejáveis em um bom profissional da área e irá trabalhar práticas e técnicas provadas na área de serviços profissionais.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso de Product Manager incluem aprender sobre:

• O papel do Product Manager;

• Product Manager versus Product Owner;

• Product Manager versus Business Owner;

• Produtos e Serviços Fit for Purpose;

• Critérios de Aptidão de Produto;

• Desenho, Implementação e Entrega de Produtos;

• Framework F4P;

• Técnicas de Facilitação;

• Técnicas de Engajamento de Times;

• Estruturas Libertadoras (LISA);

• Identificação de Personas;

• Desenho de Proposição de Valor;

• Mapeamento de Jornadas de Usuários;

• Planejamento de MVPs;

• Gestão de Upstream.


 

Scrum

CERTIFICADO ARKHI

Nesse workshop serão apresentados os fundamentos do framework Scrum e como o mesmo poderá transformar o seu time,compartilhando experiências e proporcionando um melhor resultado nos projetos e na prova para busca da certificação Scrum. Te capacitando para implantar e conduzir um time Scrum, atuando como facilitador(a), levando a agilidade para as grandes organizações.

Objetivos do curso:

Os objetivos de aprendizado do curso de Scrum incluem:

• Se preparar para realização das provas CSM ou PSM;

• Compreender o framework Scrum;

• Ser habilitado(a) a atuar como Scrum Master em um time de desenvolvimento;

• Obter clara percepção dos valores e princípios ágeis;

• Contribuir com implementações Scrum em andamento;

• Oferecer clareza para membros do time Scrum.

Deixe seu contato

  • Não se preocupe, não vamos te mandar spam!