Os segredos de uma alta produtividade

Abordar aspectos da produtividade é sempre um desafio. São muitos os fatores que interferem nos processos produtivos das empresas tais como motivação da equipe, otimização do tempo, uso de recursos, entre outros. Todos os pontos que interferem na produção devem ser considerados a fim de assegurar  um desenvolvimento eficiente das atividades da empresa.

A produtividade é assunto constante nas reuniões de planejamento estratégico, nas reuniões de acompanhamento gerencial e até mesmo no dia a dia das empresas. Sendo assim, a maior parte dos gestores tem grande interesse em encontrar ferramentas ou metodologias que sejam eficazes para melhorá-la. Neste sentido, métodos ágeis surtem especial efeito.

Veja aqui como aumentar a produtividade através da adoção de métodos ágeis.

As empresas ágeis e a otimização do tempo

Ser uma organização ágil não diz respeito unicamente à velocidade em que as operações são realizadas, mas também se refere à forma como os processos de desenvolvimento são conduzidos.

Com certeza, você já deva ter ouvido falar do sistema de produção da Toyota. Esse sistema de trabalho desenvolvido por Taiichi Ohno na década de 50 aumenta a produtividade e a eficiência, evitando desperdícios como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte e inventário. Com o passar do tempo, muitas outras empresas reconheceram a importância de se adotar sistemas ágeis de trabalho, inclusive empresas desenvolvedoras de software.

A maior parte das empresas do setor de tecnologia trabalham em ambientes de incertezas e variabilidades. Isso acontece porque eventos tais como a evolução de tecnolgias, mudança de necessidades e outros fatores, interferem diretamente no processo de desenvolvimento de software. As empresas de desenvolvimento que adotam métodos ágeis conseguem resultados econômicos muito efetivos, visto que conseguem se adaptar rapidamente às mudanças e evitam o desperdício.

Mostrar agilidade ao lidar com problemas possibilita que as equipes de trabalho respondam celeremente à qualquer necessidade de mudança. Uma das principais questões abordadas pelos métodos ágeis é que respostas mais rápidas frente aos obstáculos, resultam em redução de tempo de desenvolvimento do produto.

Sobre o tempo de produção é possível afirmar que empresas que apostam nas metodologias ágeis conseguem produzir muito mais em um tempo menor porque buscam ativamente evitar o retrabalhos, algo que gera grande desperdício.

Conheça o Manifesto Ágil

O Manifesto consta de uma série de valores a serem considerados na hora de desenvolver um projeto de tecnologia. Estes são os pontos abordados:

  • O indivíduo e as interações são bem mais importantes que as ferramentas e processos: aqui vê-se a importância de considerar em todo momento as preferencias dos clientes e a motivação da equipe.
  • Um software funcionando é mais importante que uma documentação completa: de forma alguma este é um incentivo ao abandono dos documentos, contudo, prioriza-se o desenvolvimento do que traz maior valor: o software.
  • As negociações de contratos não são mais importantes que a colaboração dos clientes e o contato com o consumidor.
  • Mudanças e respostas rápidas são mais importantes que elaborar planos. Seguir uma estratégia é ótimo quando ela dá resultados, no entanto, muitas vezes há necessidade de mudar o rumo do planejamento. Neste sentido a agilidade para descobrir novos caminhos pode ser a diferença entre a conquista ou o fracasso do projeto.

É possível perceber que na metodologia ágil não há intenção de deixar de lado qualquer ponto que seja importante para o funcionamento da organização no mercado como a documentação em dia, processos adotados na realização das atividades, negociação do contrato e mais outras tantos fatores importantes. O ponto crucial aqui é dar prioridade as questões que realmente são diferenciais para o alcance de bons resultados.

Forme equipes responsáveis e engajadas!

Algo muito importante no que se refere ao desenvolvimento das atividades em uma organização que atua na área de tecnologia é o trabalho em grupo.

As equipes nada mais são que pessoas trabalhando juntas em prol de um objetivo comum, esta visão bem simples sugere que dentro de um grupo deve haver seres humanos evidenciando o seu potencial individual sem abrir mão de valorizar o respeito e a consideração pelo bem coletivo.

Os métodos ágeis trabalham com equipes motivadas as quais devem prover de suporte às mudanças que vão ocorrendo ao longo do processo do desenvolvimento de um produto. A ideia que a realização das atividades da equipe é mais importante do que seguir um plano estrito possibilita que diversas alterações sejam feitas durante a produção. Com esta facilidade, a equipe se sente valorizada, já que não precisará iniciar todo o trabalho do zero no intuito de modificar o projeto e também assegura-se de entregar o produto exatamente do jeito que o cliente espera. Estes pontos abordados são fundamentais para que a equipe se sinta motivada e engajada com o trabalho.

Conte com a Arkhi Consultoria para ter equipes de trabalho fantásticas

Conseguir uma equipe comprometida com os resultados é um processo complexo, por mais que a empresa tenha vontade de promover a motivação e as boas práticas nos processos, sempre existem obstáculos. Pensando nisso, a Arkhi começou a desenvolver metodologias e ferramentas que incentivem às pessoas na adoção de novas eficientes e eficazes de produção.

A empresa compromete-se em achar a metodologia que mais se adapte à sua empresa e que promovam o bom relacionamento e colaboração entre as equipes.

Quer produzir mais em menos tempo? Conte com a Arkhi Consultoria e tenha maior agilidade no desenvolvimento de seu software!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *