Conheça as metodologias ágeis com o foco corporativo

O surgimento de metodologias ágeis é fruto da crescente demanda por resultados rápidos, mudanças constantes no ambiente de negócio e novas exigências de qualidade e desempenho na condução de projetos. Dentre as metodologias ágeis, podemos afirmar que a mais conhecida é o SCRUM.

De início, essa metodologia foi aplicada apenas em desenvolvimento de software. Com o passar do tempo, gestores atentos perceberam que poderiam obter ganhos com a aplicação dos seus princípios e práticas em outros contextos.

Conheça um pouco mais sobre a aplicação de metodologias ágeis no ambiente organizacional.

Se é bom para o projeto, pode ser bom para a empresa.

Dentro do ambiente de desenvolvimento de software, o SCRUM se notabilizou por sua capacidade de melhorar a produtividade dos projetos a partir da aplicação de princípios tais como:

  • concentrar-se na produção de entregas de valor para o cliente.
  • realizar apenas as tarefas essenciais.
  • responder às mudanças ao invés de resistir à elas.
  • observar, aprender e melhorar continuamente o trabalho ― tudo em equipe.

Tendo em conta estes principios, fica fácil perceber que a metodologia têm muito a contribuir para a realidade dos ambientes das organizações. Assim como nos projetos ― um departamento, um processo de negócio ou um serviço também precisa entregar valor para o cliente, reduzir desperdícios dentro de seus processos produtivos, ter resiliência frente às mudanças e buscar a melhoria contínua. Todas essas ideias são preconizadas pela metodologia.

Por isso, à medida que o SCRUM se espalhava pelos projetos de desenvolvimento, surgiram extensões com um viés mais abrangente, às quais denominamos SCRUM em escala corporativa. Conheça duas delas.

Scaled Agile Framework (SAFe)

Podemos afirmar que o SaFe é uma extensão da metodologia SCRUM com aplicação em contextos corporativos, que combina os princípios e práticas do SCRUM com práticas conhecidas do mundo corporativo tais como gestão de portfólio, gestão de programas e gestão clássica de projetos.

Empresas que adotam o SaFe tais como Intel, IBM e HP, tiram proveito da cadência, da transparência e da organização que a metodologia oferece para que as organizações possam lidar com as iniciativas organizacionais, desde o nível estrategico, até o nível operacional. Um fato positivo é que o sistema oferece um modelo de gestão simples, com poucos elementos, sendo que tais elementos são os mesmos usados em todos os níveis de atuação do framework. Isso facilita grandemente o aprendizado e adoção da metodologia.

Para conhecer um pouco mais essa metodologia, acesse aqui.

Large Scale Scrum (LeSS)

O LeSS é um tipo de SCRUM usado para gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos ― sejam ou nao softwares ― que envolvem um grande número de equipes . O método fornece um arcabouço de princípios e práticas para garantir que, mesmo em projetos grandes, as equipes consigam se organizar e coordenar esforços, sem perder a força que a metodologia oferece para as equipes de projeto.

Para conhecer um pouco mais essa metodologia, acesse aqui.

Vantagens da adoção de metodologias ágeis

A adoção dos métodos ágeis para empresas de diferentes segmentos oferece muitos benefícios. Veja aqui quais são as alguns desses benefícios:

  • Entrega do produto final de forma rápida;
  • transparência no desenvolvimento do projeto;
  • maior produtividade;
  • aumento no valor do negócio;
  • maior satisfação dos clientes;
  • agilidade na tomada de decisões;
  • equipes de trabalho engajadas.

Cuidados a ser tomados na adoção de metodologias ágeis

Embora os métodos ágeis tenham se mostrado efetivos, conforme pode ser constatado em vários casos de sucesso, a adoção pode falhar, caso certos cuidados não sejam tomados.

O primeiro cuidado que precisa ser tomado é verificar a aderência do método à cultura da organização. Forçar sua aplicação sem considerar os valores, hábitos e crenças da empresa, só irá fazer com que as equipes fiquem inseguras e adotem uma postura fechada à mudança.

Outra questão a ser ponderada  é verificar se alta direção e os gestores estão dispostos a oferecer apoio à mudança. Isto é fundamental para que as equipes sintam-se respaldadas e seguras ao experimentar a nova forma de trabalho.

Para que a adoção da metodologia seja eficaz, procure prover a sua equipe dos conhecimentos relacionadas e treine-a para as mudanças. A implementação de metodologias ágeis no mundo corporativo demanda empenho e dedicação, mas os resultados serão notados no aumento da eficiência e na qualidade dos produtos entregues.

Qual é sua posição sobre a adoção de uma metodologia ágil? Já considerou experimenta-la em sua organização? É muito importante para nós conhecer sua opinião.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *