Gosto muito do conceito da difusão de inovações de Rogers, que mostra como inovações são adotadas ao longo do tempo por uma audiência potencial. A figura, reproduzida abaixo a partir do trabalho original de Everett Rogers de 1962, traz a hipótese que existem cinco perfis de pessoas no ciclo de adoção de uma nova tecnologia, processo ou produto.

Fonte: blog.cicloagenciadigital.com.br

Os dois primeiros públicos, ou mercado inicial, são os perfis desbravadores que experimentam um novo processo, produto ou tecnologia. Se os seus relatos e resultados obtidos forem bons, a inovação vence o abismo e avança para a maioria inicial e com nova confirmação de sucesso ela avança posteriormente para a maioria tardia.

Por curiosidade, comparei a tendência de pesquisa de termos comuns na esfera gerencial como PMBOK, Scrum e Lean. Os resultados estão abaixo mostraram ao longo dos últimos anos uma inversão da procura ao longo dos últimos anos. Os números mostram que no Brasil o Scrum ou o Lean trazem mais curiosidade, em 2018, que o PMBOK .

Fonte: Google Trends

Baseado também no que tenho observado na minha rede de gestores, arrisco dizer que o método ágil já venceu o abismo da incredulidade no Brasil no público gerencial. A aceitação dos métodos ágeis está cada vez maior e mesmo aqueles que ainda não estão usando estão querendo se informar.

Ao mesmo tempo, não devemos confundir métodos ágeis com Scrum. Existem muitos tipos de métodos ágeis e cada empresa pode se beneficiar de um tipo distinto de método para a sua realidade. Não é porque o método ágil venceu o abismo que ele vai ser aceito pela maioria tardia, que é um público muito mais cético.

Para lançar alguma luz nos diversos métodos ágeis, compilei um mapa ferroviário com as linhas onde correm alguns três ágeis populares no mercado.

O mapa está abaixo e disponível aqui em alta resolução, que você pode baixar e abrir em uma janela própria do seu computador. Eles contém mais de 70 conceitos usados dentro do mundo ágil em escolas diversas de pensamento.

Cada linha é representada por uma cor distinta e contém conceitos, papéis ou termos fundamentais para o entendimento daquele trilho. O objetivo é lhe fornecer um mapa para você navegar no mundo ágil, reconhecer e correlacionar conceitos comuns falados nos corredores e times ágeis de todo o Brasil.

Destaco aqui pontos importantes do mapa:

Linha Vermelha — Representa o trem do Scrum, o método mais popular do mercado ágil no Brasil, Aqui você vai encontrar termos como Backlog do Sprint, Planejamento de Sprint, Revisão ou Retrospectiva

Linha Amarela — Representa o trem do dono do produto e do desenvolvimento de produtos. Contem termos importantes como Backlog do Produto, VPD, Design Sprint e Design Thinking.

Linha Laranja — Representa a metodologia Kanban, que vai além do quadro Kanban. A linha laranja evolui para a linha do Lean, a linha Roxa.

Linha Roxa — Representa a linha dos métodos lean e traz conceitos fundamentais como a redução de lotes, redução do tempo de ciclo, teoria de fila e controle empírico de processo.

Linha Azul — Representa a linha dos times ágeis e traz ideias poderosas como Squads e o Management 3.0.

Linha Preta — Aqui temos a agilidade para dezenas ou centenas de pessoas, chamada de agilidade em escala. Escolhi representar aqui os principais conceitos de um dos métodos mais poderosos para a agilidade em escala no mercado, que é o SAFE.

Linhas Verde Escura, Verde Clara e Azul. Se você é de TI, vai gostar dessas linhas. Elas trazem os conceitos de DevOps, Automação de Testes e Arquiteturas Ágeis.

O mapa é uma abstração apenas e deve ser enriquecido ao longo do tempo com novos termos, conceitos e relações. Se você já trabalha com métodos ágeis, sugestões são muito bem vindas.

E como me aprofundo em cada trilha?

Se você quer navegar com mais profundidade por uma dessas trilha, tomo a liberdade de lhe recomendar alguns livros essenciais para iniciar ou reforçar o seu aprendizado em um dos trens do mundo ágil.

Linha Vermelha  – Scrum

 

Linha Amarela – Dono do Produto

 

Linha Laranja – Kanban


Linha Roxa – Lean



Linha Azul

Linha Preta


Linhas Verde e Azul  - Para você que é de TI e estava se sentido esquecido





 

Categorias: Agilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *