By Equipe de Redação On quarta-feira, setembro 16 th, 2015 · no Comments · In

Como gestor de empresas, você provavelmente já ouviu falar em uma metodologia ágil para gerentes que permite otimizar e acelerar o desenvolvimento de projetos. Essa metodologia é tipicamente usada por empresas que atuam com projetos de softwares, mas pode ser utilizada por empresas de todos os portes e segmentos. Se você deseja que a sua empresa seja mais orientada aos resultados, alcançando objetivos com agilidade, adotar a metodologia ágil é a melhor alternativa. Saiba mais:

Por que sua empresa precisa de uma metodologia ágil para gerentes

A metodologia ágil para gerentes surgiu a partir da experiência insatisfatória que muitas empresas e profissionais tiveram com o modelo tradicional de desenvolvimento de projetos, conhecido como “waterfall”.

A metodologia ágil oferece um padrão de trabalho simplificado, que permite que as equipes envolvidas em algum projeto possam atingir três objetivos simples: entregar o projeto de maneira rápida, com alto valor agregado, e sem perder o foco.

Como funciona o Scrum

A metodologia ágil funciona através da divisão do processo de desenvolver um projeto. São criados diversos pequenos ciclos, cada um chamado de Sprint, com seus próprios objetivos individuais que levarão no final à concretização do projeto como um todo.

Cada Sprint dura entre duas semanas e um mês. No começo de cada Sprint, os envolvidos no projeto fazem uma reunião para definir os objetivos específicos daquele ciclo. A cada dia durante o Sprint é feita uma reunião matinal para discutir progressos, impedimentos e próximos passos.

No final do Sprint, o material desenvolvido é apresentado e avaliado. Se tudo estiver bem, a equipe passa para um novo ciclo.

Os benefícios mais importantes do Scrum

Quando falamos em metodologia ágil, logo pensamos no aumento da produtividade como principal benefício. Mas existem muitas outras vantagens em adotar esta metodologia ágil para gerentes: ela aumenta o foco sobre cada item do desenvolvimento de um projeto, fazendo com que seja possível apresentar resultados menores, porém mais frequentes, e de alto valor percebido.

Como consequência dessa forma de trabalho, também observamos uma redução nos riscos: a cada entrega, é feita uma avaliação dos resultados. Se a avaliação for negativa, os problemas são detectados e corrigidos imediatamente.

Além disso, a metodologia ágil também demanda uma comunicação mais ampla e efetiva entre todos os membros da equipe. A transparência durante o desenvolvimento do projeto é total.

Qual é o retorno sobre investimento de Scrum?

Para justificar a implementação da metodologia ágil, muitas empresas tentam avaliar o ROI do uso desta metodologia ágil para gerentes. O problema é que não existe um número fixo, e nem mesmo uma fórmula que traga este resultado. As empresas precisam realizar testes empíricos e observar como a  metodologia ágil afeta alguns resultados relacionados ao ROI ao longo do tempo.

Como ajudar os stakeholders da organização a compreender os benefícios do Scrum?

A melhor maneira de obter apoio para a implementação da metodologia ágil é propondo um período de testes. Faça uma apresentação da metodologia ágil para gerentes: como funciona, os benefícios que ela traz e quais iniciativas deveriam ser tomadas para que ela possa ser implementada em sua empresa.

Então, sugira um período – algo entre quatro e seis meses – para realizar um teste. Defina um projeto a ser desenvolvido com o uso da metodologia ágil. É preciso de um período de testes longo o suficiente para que seja possível realizar alguns Sprints e observar o progresso obtido através deles. Lembre-se que cada Sprint pode durar até um mês.

 

O uso de uma metodologia ágil para gerentes traz muitos benefícios para qualquer empresa – mesmo que não seja uma empresa relacionada à área de desenvolvimento de software. Muitos desses benefícios não são numéricos; ou seja, não podem necessariamente ser medidos em porcentagens ou gráficos. Mesmo assim, o impacto sobre a produtividade e assertividade do trabalho é inegável.

Você gostaria de saber mais sobre a metodologia ágil, e também sobre outros temas de gestão? Então siga nosso blog. Nós publicamos sempre novos artigos úteis para vocês, gestores e empreendedores.

Share

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *